sexta-feira, setembro 24, 2010

O Limão na Gravidez e Amamentação



Sucos de alimentos crus e frescos ajudam na desintoxicação e limpeza interna."

Você sabia que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza?

Que as folhas verdes são ricas em ferro (corpo físico) e magnésio (corpo espiritual), proporcionando maior equilíbrio e serenidade?

Que o limão cumpre o papel fundamental de ajudar na assimilação de todos os nutrientes benéficos à saúde?

Os sucos desintoxicantes devem ser preparados com frutas, brotos, folhas e hortaliças. Trata-se de uma alternativa prática e econômica de incluir rapidamente hábitos saudáveis na dieta diária.

Um coquetel de alimentos vivos, ricos em sais minerais, vitaminas, fibras, água, clorofila e antioxidantes. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças, retardam o envelhecimento precoce das células e ajudam na formação de novas células saudáveis.

Uma opção interessante são os sucos verdes ou clorofilados, que vêm ganhando espaço nos últimos anos como uma alternativa para facilitar e aumentar o consumo das folhas verdes, tão ricas em sais minerais como o ferro e o magnésio e algumas vitaminas, principalmente as antioxidantes que favorecem a produção de células saudáveis e combatem o envelhecimento precoce das células. São sucos energizantes e equilibrantes, especiais para cuidar do sistema digestivo e excretor.

Porém, isso não significa que se deve trocar o prato de salada verde por um copo de suco. Os sucos são uma alternativa a mais para colocar os vegetais na alimentação e de acelerar os processos de desintoxicação e limpeza do organismo. Com os coquetéis verdes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga, três folhas de couve ou 2 cenouras se transformam em meio copo de suco, por exemplo.

Esses sucos também podem ser preparados no liquidificador, desde que não sejam coados depois, para que os intestinos tenham volume e fluidez fecal, tão importante nas gestantes, que por mudanças drásticas hormonais, tendem a ter constipação e gases. O interessante é que no preparo dos sucos desintoxicantes as fibras dos vegetais são parcialmente "quebradas" e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é tão benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, as receitas podem conter frutas como o limão, a laranja, a maçã ou a manga, brotos como os de trigo, girassol ou de alfafa, sementes como a de girassol ou de linhaça e raízes como a cenoura, a beterraba ou o inhame.

A presença de uma fruta cítrica como o limão, rica em vitamina C e ácido cítrico, é fundamental para a fixação e assimilação do ferro, cálcio, magnésio e demais minerais, fundamentais para a mamãe preservar a sanidade da sua massa magra (ossos, músculos, tendões, dentes e sangue) e para a formação da massa magra do bebê.

Aliás, durante a gestação, as mamães precisam lembrar que estão sendo um instrumento de encarnação (aterramento) do seu bebê. Portanto, fazer uso diário de raízes cruas (cenoura, beterraba, bardana, inhame, cará, mandioquinha e outras pobres de amido) e sementes ou germinados (cruas) de linhaça, girassol, gergelim, abóbora, trigo e outras, são condição ideal e sábia.

Atenção: para que não percam suas importantes propriedades terapêuticas, os sucos desintoxicantes devem ser preparados sem açúcar, nem adoçantes e consumidos imediatamente após seu preparo.

Receitas de sucos desintoxicantes com limão

Mousse de beta-caroteno: um coquetel antioxidante que previne tumores, rejuvenesce, trata a pele, olhos e cabelos - da mamãe e do bebê.

Ingredientes:1 xícara de manga cortada em cubos - 1 cenoura cortada em rodelas (ou o suco de 2 cenouras passadas na centrífuga) - ½ maço de hortelã - suco fresco de 1 limão médio.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Não deve ser colocada água para que a consistência fique cremosa. A manga pode ser substituída por mamão formosa ou caqui, a cenoura pode ser substituída pela beterraba.

Suco regulador: um regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de gestação e amamentação, pois ajuda na produção de leite.

Ingredientes: 1 cenoura cortada em rodelas (ou o suco de 2 cenouras passadas na centrífuga) - 1 maçã picada - 2 talos de salsão - ramos de hortelã - suco fresco de 1 limão - ½ copo de água mineral ou idealmente de coco verde.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Limonada de maçã: este é refrescante e um laxante suave.

Ingredientes: 2 maçãs-verde picadas - suco fresco de 1 limão - folhas de funcho fresco (também chamado de anis ou erva-doce) - ½ copo de água mineral ou água de coco verde.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente com pedras de gelo.



Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.



FONTE: http://www.docelimao.com.br/

Nenhum comentário: