quinta-feira, abril 14, 2011

O Método da Encantadora da Bebês

-
Nessa postagem vou listar as dicas importantes do livro da encantadora de bebês...

O método é para dificuldades de sono em bebês. Não é todo choro que significa isso! Pode significar fome, calor em excesso, cólicas. Os pais devem identificar o choro do bebê.


1. Não use acessórios para fazer seu bebê dormir! Nada de embalar no braço, no carrinho, no carro, cantar canções, amamentar até o bebê adormecer. O bebê vai relacionar o ato de dormir com o uso dos recursos e aí, em pouco tempo você estará dizendo: Mas, ele só dorme com isso!


2. Pegue seu bebê, enrole-o em um cobertor, fazendo um pacotinho, coloque-o junto ao seu corpo, de preferência em sentido vertical, dê tapinhas ritmados no centro das costas do bebê e ao mesmo tempo, faça um "shh" por trás do ouvido do bebê. Aos poucos ele se acalmará e adormecerá. Antes qe o bebê alcance um sono profundo, coloque-o no berço, para que ele só adormeça profundamente deitado no berço.


3. Se o bebê acordar no berço, repita o passo 2 no que refere aos tapinhas e "shh", no berço, até que o bebê adormeça novamente. Se o bebê estiver agitado, descarte as outras causas possíveis do choro (fome, cólica, calor excessivo etc.) e coloque-o junto ao corpo e repita todo o passo 2.


4. Rotina do dia: A encantadora recomenda a rotina do EASY - eat, activity, sleep, you. Significa: o bebê mama, depois troca a fralda e brinca com a mãe, dorme e a mãe cuida de si mesma.

Na verdade, é uma sigla para a seguinte frequência:Assim:
E = eat (comer)

A = activity (atividade)

S = sleep (dormir)

Y = you (você)


Significa que, quando o bebê acorda, é hora de mamar. Depois, faça alguma atividade com ele e, na sequência, coloque-o para dormir. Quando isso acontecer, você tem tempo para fazer o que precisa fazer.



6h -6:30h: amamentação; 6:30-7:30h: troca de fralda e brincadeira com o bebê; 7:30-9h: bebê dorme e a mãe dorme, ou toma banho, ou cozinha, ou lê, estuda etc.

9h-9:30h: amamentação; 9:30-10:30h: troca de fralda e brincadeiras com o bebê; 10:30h-12h: bebê dorme e a mãe faz o que quiser.



No livro, a encantadora observa que o método dela é ajustado para bebês com 6 semanas de vida em diante.


Obs.: O peso do bebê é fundamental para o método, porque a rotina de 3h de intervalo entre a amamentação só é viável em bebês com peso igual ou superior a 2,9kg. Abaixo desse peso o bebê tem menor reserva de leite e precisa mamar em intervalos mais curtos. Ainda é possível aplicar o método, mas com intervalos mais curtos.

Nenhum comentário: