sexta-feira, agosto 26, 2011

O que você pode dar para o bebê a partir dos seis meses

Simone Magalhães - O Globo Online




6 meses e meio

Suco de frutas ou de hortaliças, sopa/papinha de legumes com carne ou frango, polpa de fruta raspada com a colher ou a fruta bem amassada, mingau de creme de arroz ou maisena ou fubá.


7 meses

Você pode introduzir 1/4 de gema de ovo na sopinha de legumes (aumente a quantidade da gema - sempre mais 1/4 -, a cada três dias). A fruta da sobremesa deve ser, de preferência, cítrica, para judar na absorção do ferro existente na gema do ovo.


Entre 8 e 9 meses

A papinha pode ser apenas amassada (não precisa ser peneirada). Tente inserir no cardápio caldo de feijão com arroz amassadinho. Na sobremesa, seu bebê já pode comer iogurte ou pudim. Detalhe: comece a entregar-lhe a colher de plástico.

Segundo a nutricionista, a geléia de mocotó, tão indicada por nossas avós, não vem sendo utilizada pelo fato de conter conservantes e corantes.

- É preferível o uso de doces em compotas caseiras, como a de maçã ou de banana. De acordo com a região brasileira são utilizadas também outras frutas.

Mas e os potinhos com papinhas de frutas comprados nos supermercados? Estão vetados?

- Nas horas difíceis, as papinhas prontas e industrializadas, próprias para as diferentes fases da criança, podem ser usadas. Essas, assim como as sopinhas, são úteis naquelas horas das saídas, viagens, quando a sopinha caseira e a sobremesa não agüentariam ficar acondicionadas por muito tempo, podendo azedar ou mesmo estragar. São um quebra galho que não devem virar "cotidiano"... Podem ser usadas sem receio, mas nada substitui o alimento fresco e todo o cuidado caseiro no preparo da alimentação - afirma.



Entre 10 e 11 meses

Introduzir suflê ou purê de batatas ou cenoura, e grãos (feijão ou ervilha).


A partir de 1 ano

O cardápio é o mais próximo possível ao da família, mas com alguns alimentos ainda amassados ou bem cortadinhos. Mas evite carnes gordas, frango com pele, sal e açúcar em excesso, frituras, enlatados, embutidos, refrigerantes e doces industrializados.



Nenhum comentário: